sexta-feira, 25 de maio de 2007

FINAL DA TAÇA: ---» AGU vs U.D. TOCHA


E chegou o último jogo da temporada. 30 jogos realizados. Nada demais... para quem gosta, é claro! E o último jogo era 1 final, que uma vez lá, todos a querem jogar, todos a querem ganhar. Com menos de 30 horas a espaçar meia final e final, AGU e U.D. Tocha, encontravam-se pela 3ª vez esta época. Cansaço?! Poder-se-à denotar no jogo, mas quem lá está nem pensa nisso. Jogadores conhecidos entre si, que já treinaram muitas vezes juntos, já jogaram juntos e que também já foram adversários. Métodos de trabalho conhecidos por parte das equipas técnicas. Boa casa, ambiente assim-assim (saudades das plateias e sua predisposição no apoio aquando das camadas jovens...).

A equipa da AGU entrou muito bem no jogo, decidida a marcar cedo, e com rápidas triangulações criou 3/4 ocasiões de golo evidentes, com a bola a ser travada pelos postes outras tantas vezes. A U.D. Tocha apostava inicialmente num jogo mais directo, colocando a bola nas suas referências mais avançadas (Martinho e Paulo). Quando não surgia finalização, tentavam o jogo mais organizado. Porém, nesta etapa inicial tiveram dificuldades em circular a bola no reduto defensivo da AGU, que uma vez na posse da bola partia para o contra-ataque (já não com tanta rapidez, quer de acção quer no raciocínio). E foi num lance de ataque directo, realizado em grande velocidade que a equipa da U.D. Tocha se adiantou no marcador, por L. Martinho.
O golo teve o condão de desconcentrar/enervar/precipitar os pupilos Ulmeirenses, que em jogada similar ao 1º golo poderiam ter sofrido o 0-2 antes do intervalo. Vítor Vieira (G.R. da U.D. Tocha), realizou ainda um punhado de boas intervenções, mantendo as suas redes inabaláveis até ao intervalo.

No intervalo, além da mítica frase, já gasta nos dias de hoje mas correctíssima (as finais não são para se jogar, mas para ganhar!), foi-nos despertado o espírito de luta, ganhador que sempre tivemos, e na altura estava meio que ofuscado. Sabíamos que ainda não tínhamos feito tudo o que estava ao nosso alcance, que sabíamos fazer mais e melhor, que poderíamos dar a volta e ganhar... bastava olhar nos olhos dos meus colegas no intervalo para perceber isso.

Entrámos mais decididos e agressivos, perante um Tocha muito inteligente, e essencialmente... muito experiente. Quando mais precisávamos de ter a bola para procurar mexer, rodar, apertar, rematar, etc., foi quando a U.D. Tocha começou a trocar a bola de forma perfeita e quase intocável, conseguindo inclusivé sair perigosamente em lances ofensivos. Jogadores como Fontes (excelente técnicamente, tácticamente, nas manobras defensivas, recuperação de bola e saídas rápidas para o ataque), Filipe e Simão (ambos rápidos e com excelente remate, forte e colocado), Paulo (segura muito bem a bola, mexe bem, ocupa muito bem o campo, importantíssimo em termos animicos), Martinho (muito rápido na aceleração, experiente, bom remate) e Vítor Vieira (dos melhores G.R. do distrito, muito bom), fazem com que a tarefa se torne deveras mais complicada. Percebemos que a pressão não poderia ser incisiva no jogador, mas sim mais posicional, pressionando a linha de passe, porque até então e quando pressionavámos o portador de bola, o mesmo conseguiria ter opções disponíveis.
De uma boa combinação colectiva conseguimos chegar à igualdade. Marcelo na assistência e Bruno a marcar. Já se conseguia respirar com mais calma, pois não tinha sido fácil chegar ao golo. Minutos volvidos, após uma tabela 2x1, Joca conseguiria colocar a equipa Ulmeirense na frente do marcador. A U.D. Tocha reagiu como se esperava, atacando mais, forçando agora mais o erro adversário, e apesar do G.R. Mauzão ter defendido "bolas impossíveis", não conseguiu evitar o golo de Simão, fazendo o 2-2, colocando tudo como começou.
Na cobrança de um livre, Tito, de calcanhar colocaria a AGU novamente na frente do marcador. Um grande golo, pleno de intencionalidade, e acima de tudo merecido e importantíssimo.
O tempo passava, e já a poucos minutos do fim, a AGU quase colocava um ponto final no jogo, marcando o 4-2, por Valder, numa jogada de entendimento com Bruno, a partir de um fora.
Na conversão de uma grande penalidade, a U.D. Tocha conseguiu reduzir para 4-3, por Simão, mas era tarde demais, e ainda viram Bruno enviar uma bola ao poste na conversão de um livre de 10 metros. Até que... final da partida!!!!

Num jogo que foi extremamente bem disputado, penso que a vitória nos assenta bem. A equipa vinda da Tocha, concerteza que saiu deste jogo de cabeça levantada, conscientes de que tudo fizeram para ganhar este jogo, que apenas por infelicidade / mérito do adversário não lhes sorriu a sorte desta vez. Ficam aqui registados os meus sinceros parabéns pelo excelente opositor que foram e pela bela partida que fizeram.

Quanto a nós... DOBRADINHA!!!! Mais um troféu, mais um título, mais um estímulo para nós enquanto colectivo da AGU, mais um reconhecimento do potencial existente...
Segue-se férias desportivas enquanto competição oficial...

Puxando um pouco a brasa à minha sardinha, SOMOS CAMPEÕES... PESSOAL ESTAMOS DE PARABÉNS!!!

Saudações desportivas
Bruno_5_

7 comentários:

Bruno André disse...

O blog não vai de férias... por enquanto!!! Sempre que tiver oportunidade, serão aqui colocados diversos tipos de informações, curiosidades...

Até lá, saudações desportivas
Bruno_5_

Anónimo disse...

grande zé, ao teu melhor nível !!!
sempe justo e correcto quer em campo quer fora dele.
dentro de campo não precisas de mais comentários:para mim um dos melhores que já tive o prazer de ver jogar ( e note-se que andámos na 3ª)e com quem joguei. fora dele, no mesmo registo que o comentário anterior, um dos melhores, e acho que isso diz tudo uma vez que não precisas de grandes palavras, como de resto quem te conheçe sabe.
contínua assim zé, é de pessoas como tu que o futsal, e principalmente a nossa sociedade precisa e que já começam a ser poucos. um grande abraço de quem tem o prazer de te conheçer e de que considerar um amigo.
Filipe (u.d.tocha)

Anónimo disse...

Palavras para qué, tudo o que define como jogador e homem, foram ditas pelo filipe, mas nunca é demais salientar que és um verdadeiro campeão dentro e principalmente fora de campo, a ti zé tudo de bom, deste que muito, orgulho tem de te conhecer e de considerar um grande amigo para sempre, um abraço caloroso.
Jorge (U.D.TOCHA)

pjo disse...

Amigo Bruno, efectivamente as palavras do Filipe dizem tudo. Resta-me apenas dizer que foi um dos maiores prazeres da minha vida jogar e conviver contigo (e com os outros) nos dois anos fantásticos que tivemos. Continua assim na tua vida porque és sem dúvida um dos melhores em tudo.

Apenas uma nota final: se bem que já o tenha feito a nível particular, gostaria de publicamente dar os parabéns a toda a equipa da AGU pela época excelente que fizeram, demonstrando serem claramente a melhor equipa das competições onde participaram, embora isso custe a muito boa gente que continua a enviar comentários indignos para alguns blogs, não tendo a humildade suficiente para reconhecer os factos como eles são.

Um grande abraço
Paulo (UD Tocha)

Anónimo disse...

ainda não te vi no torneio em ança vê lá se apareçes. ah ah abraço p.f.

Bruno André disse...

Olha quem é ele! :)
Uma aparição aqui, outra ali... não se pode demonstrar tudo já P.F. por uma simples questão de estratégia ;)

Vá, aquele abraço P.F., e vê se também vais aparecendo... ahahaa ;)

Anónimo disse...

um grande abraço a toda a equipa do Granja, por toda a epoca realizada, um grande abraço ao Marcelo esse Amigo.

Marcelo ve lá se te inscreves no torneio do C.S.S.João.

abraço.

malhão